Usar um template afeta o desempenho do teu website?

Nota: este post contém links afiliados

 

São muitos os fatores que influenciam o desempenho do teu website e, muitas vezes, ficamos perdidos com tanta informação.
E sem saber no que acreditar.

 

Para facilitar, vamos lá perceber se faz diferença usares um tema/template ou criares um projeto de web design de raiz.

 

Mas, afinal, o que é o desempenho do teu website?

 

Quero que percebas o que deves analisar quando avalias se o teu website está ou não com um bom desempenho.
Vamos simplificar?

 

Load Time: é o tempo médio que uma página do site demora a aparecer no teu ecrã. Desde que clicas num link, até carregar na totalidade, no teu browser (Google Chrome, por exemplo).

 

Page Speed Grade: é uma nota que resume o desempenho do teu site. Acima de 90 é um bom desempenho. Entre 50 e 90, é preciso melhorar a performance. Abaixo de 50, é considerado um mau desempenho.

 

Y-Slow: é um sistema que vai percorrer todos os dados do teu site e compará-los com 23 regras, baseadas na lista de critérios que o Yahoo usa para classificar um bom website. Depois, é-te devolvida uma nota que avalia o desempenho geral do website.

 

Ora, tendo estas métricas em conta, peguei em 20 sites e pus-me a analisar estes parâmetros durante 60 dias e as conclusões foram impressionantes (até para mim, que já desconfiava).

Cerca de 30% destes websites tinham um tema pré-feito instalado. Ou seja, não foram desenvolvidos à medida como os restantes 70%.

 

Quando instalas algo pré-feito, não tens controlo algum sobre o que já foi feito e tudo o que está por trás da conceção do website.

 

São linhas de código atrás de linhas de código. Plugins atrás de plugins. Milhares de ficheiros a correr em simultâneo.

 

Claro que desenvolver um website à medida e criar tudo de raiz é muito melhor para se evitar e eliminar informação desnecessária. Informação essa que serve para encher o servidor e prejudicar o desempenho do teu website.

 

Análise dos fatores que influenciam o desempenho do teu website

 

Load time

 

Cerca de 1 segundo é a diferença que pude aferir desta comparação entre projeto de web design de raiz e template. E se 1 segundo te parece pouco, deixa-me dizer-te o seguinte:

Load Time Médio

O carregamento de uma página acima de 3 segundos é responsável por taxas de abandono que rondam mais de 50%. Isto significa que 1 segundo faz TODA a diferença e que podes estar a expulsar mais de metade dos teus potenciais clientes do teu site.

 

Page Speed Grade

 

A classificação é dada pela GTMetrix e vai de A a F, sendo A a melhor e F a pior.

35,7% dos websites criados de raiz, qualquer que fosse o alojamento, estão classificados com B, o que é bom.

Paralelamente, metade dos websites com template instalado estão avaliados com um F. Ou seja, francamente mais lentos em relação ao conjunto de websites desenvolvidos de raiz.

 

Y-Slow

 

Com uma escala semelhante à anterior, este parâmetro também vai do A ao F.

E, uma vez mais, os projetos de web design estão à frente com mais de 35% dos sites avaliados em A.

Em contrapartida, sites com template apresentam um empate entre o B e o C.

 

Concluindo…

 

Ter um projeto de web design feito à medida influencia o desempenho do teu site?
Sim, mil vezes SIM.

 

Como falámos acima, um website desta natureza terá menos componentes instaladas, menos funções, menos plugins instalados e, claro, imagens otimizadas (que ocupam menos espaço, principalmente).

 

Assim, o load time médio é inferior, e tanto Page Speed Grade como Y-Slow estão super bem classificados para estes sites.

 

Portanto, o meu conselho: tenta que o teu website seja desenvolvido à medida das tuas necessidades. Terás o que queres e o desempenho será muito melhor em relação a qualquer template que instales.

 

Por outro lado, MUITA ATENÇÃO quando escolhes o alojamento para o teu site. É muito importante que te baseies em números, mas não apenas no preço, que não é, de todo, indicativo de qualidade. E pode custar-te centenas de potenciais visitas, que ficam pelo caminho.

 

Mas isso fica para um próximo artigo 😉

 

Até lá, se precisares de mais informação sobre alojamento para WordPress, recomendo o artigo que escrevi sobre o assunto e que está aqui no blog.

***

Um pouco técnico, mas acredito que útil o suficiente para te ajudar a escolher, com consciência, o melhor caminho a seguir.

 

Se tiveres questões, já sabes que estou disponível para te ajudar!
Um beijinho,
Bárbara

 

Fica a par das novidades

Newsletter

Que tal seres a primeira a receber as novidades sobre Web Design, websites WordPress e empreendedorismo digital?

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site.