Como escolher tema e template WordPress certos para o teu website

Agora que já tens o teu projeto a mexer e percebeste a importância de ter um website, chega a parte que mais faz as pessoas desistirem de ter um site em condições: a parte de arregaçar as mangas e de escolheres o tema e template WordPress mais indicados para o teu caso.

Isto porque tudo soa complicado e parece servir apenas para ter alguma coisa na internet e já está. Mas, ter um site, é muito mais do que, simplesmente, estares presente na web.

Aliás, é o teu cartão de visita digital. 

E é o que te permite ser encontrada nos motores de busca, se o site estiver bem feito e for obedecendo a algumas regras importantes de SEO. E é mesmo, mesmo teu!

Por isso, para te ajudar a organizar as ideias e a escolher o tema/template do teu site em WordPress, caso não optes por uma solução personalizada e criada especialmente para ti, vou dar-te os 5 passos para escolheres o tema e template ideais para o teu projeto.

O que são, então, temas e templates WordPress?

Para começar, tema e template WordPress não são a mesma coisa

O tema é a estrutura do teu website. Engloba as barras, os menus, a disposição dos artigos e dos conteúdos. Agrega ainda as funcionalidades ao teu site e pode, sim, ter vários templates.

Estes últimos, por sua vez, estão mais relacionados com a parte gráfica do teu site. Não tanto com a estrutura, mas com elementos visuais.

Essencialmente, quer para escolher temas ou templates, o segredo é a organização e a simplificação.

Vamos a isso?

Pesquisa o teu nicho de mercado

Ouve-se falar muito em nicho de mercado e podes saber mais sobre o assunto neste artigo: O Que é Nicho de Mercado? Descubra o Significado e Como Definir o Seu.

Mas o essencial a reter aqui é: precisas de perceber o que é feito na tua área de negócio, na concorrência, do que precisam os teus clientes saber e do que gostam. Que tipo de experiência querem e esperam os teus clientes ter no teu website?

Lista de características e funcionalidades

Depois de perceberes o que tem funcionado no mercado, para o teu nicho, deves fazer uma lista de características e funcionalidades que tenhas visto noutros sites, que possam fazer sentido para o teu próprio site.

Exemplos: 

  1. Menus;
  2. Formulário para newsletter;
  3. Formulário de contacto;
  4. Marcação de reuniões;
  5. Formas de pagamento;
  6. Sistema de reservas.

Pesquisa os temas e templates WordPress disponíveis

Aqui, já terás decidido se queres ou não investir dinheiro. Há temas gratuitos (centenas), mas também há temas pagos.

O preço nada tem a ver com qualidade, por isso, o melhor é dedicares algum tempo a esta pesquisa para não te arrependeres depois da tua escolha.

Claro que um tema pago terá, à partida, menos repetições pela web fora do que um tema gratuito. O que poderá querer dizer que há menos probabilidades de encontrares um site igual ao teu, o que já não seria um problema se optasses por um website exclusivo.

Ainda assim, o mais importante é proporcionares uma experiência incrível a quem navega no teu site. Neste momento, não olhes tanto ao preço.

O melhor é mesmo entrares nas versões demo (de demonstração) de diversos temas e selecionares os que se aproximam mais da seleção de características e funcionalidades que fizeste na etapa anterior.

Elimina opções e simplifica a escolha

Começa a eliminar o que não é essencial e o que tenha demasiados artifícios. É que deixarmo-nos entusiasmar pela quantidade de coisinhas que um site tem e faz é muito fácil.

Atenção que, quanto mais pesado for o site, mais lento se tornará, o que poderá não garantir uma boa experiência ao utilizador.

Esta etapa vai ajudar-te também a pôr tudo em perspetiva e a decidir se, realmente, queres esta ou aquela funcionalidade no teu website WordPress.

Toma uma decisão

Mas lembra-te de que nada é definitivo. Não significa que, num futuro mais ou menos próximo, não venhas a selecionar outro tema ou template WordPress. 

Podes optar por começar por um tema gratuito e depois evoluir para um tema pago ou mesmo para um projeto de web design, que é sempre muito mais seguro, tem melhor desempenho e é totalmente feito à medida do que precisas realmente. A experiência do utilizador é centenas de vezes superior e também pode fazer muita diferença no que a SEO diz respeito.

Olha para os preços, lê várias reviews e comentários sobre as opções que selecionaste e escolhe!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fica a par das novidades

Newsletter

Que tal seres a primeira a receber as novidades sobre Web Design, websites WordPress e empreendedorismo digital?

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site.