SEO, o que é isso? Guia para Empreendedoras

Na era digital que vivemos, ser encontrado online é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Neste artigo, vou partilhar um guia simplificado de SEO que está pensado para ajudar empreendedoras como eu e tu a entender e aplicar algumas das técnicas fundamentais para melhorar a visibilidade online do teu negócio.

No BarbaraDesigns, as nossas copywriters já utilizam essas técnicas de SEO quando trabalham o copy do teu website, para garantir que cada conteúdo no teu site seja não só atraente mas também otimizado para motores de busca. O chamado win-win!

O que é o SEO?

Coemcemos pelo início: o que quer dizer SEO? SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização do teu website para que este seja mais facilmente encontrado nos motores de busca, como o Google por exemplo.

Isto pode ser feito de várias formas, quer seja através da melhoria de vários elementos do teu site, quer através do conteúdo escrito, palavras-chave, links internos e externos, e estrutura técnica.

O início de tudo: definir palavras-chave

É muito importante saberes identificar as palavras-chave que o teu público-alvo usa para encontrar serviços ou produtos semelhantes aos teus.

Para tal, podes utilizar ferramentas como Google Keyword Planner para pesquisar e selecionar palavras-chave relevantes. Depois, deves incorporar essas palavras-chave no conteúdo do teu site, nos títulos, descrições das imagens (e também nos nomes dos ficheiros) e claro, nos URLs (links).

Otimização “on-page”

Agora que já definiste as palavras-chave para o teu website e cada uma das suas páginas, deves otimizar o seu conteúdo em conformidade. Isto inclui a criação de títulos de página únicos, meta descrições atraentes, e conteúdo relevante e de alta qualidade que responda às questões dos teus visitantes.

Quando tens uma copywriter experiente a trabalhar no projeto do teu website, esta otimização já deverá estar assegurada. Pelo menos aqui no BarbaraDesigns estará!

Regra a seguir: conteúdo de qualidade!

Otimizações concluídas, deves desenvolver uma estratégia de conteúdo que não só interesse o teu público mas também encoraje outros sites a linkar para o teu. A isto chama-se link building. Links de qualidade são um dos fatores mais importantes para o ranking SEO, pois funcionam como um “voto de confiança” dos outros para o teu site. Uma forma de o fazer é falares com outras empreendedoras, e encoraja-as a fazerem o link para o teu site.

Alternativamente, existem plataformas em que podes comprar este tipo de links, mas atenção aqui para evitares comprares “links maus” e prejudicar o teu ranking SEO. Cautela, sim?

E por fim: análise e ajustes

Por muita estratégia de SEO que implementes incialmente no teu website, deves de tempos a tempos analisar como está a correr e ajustar o que for necessário.

Podes utilizar ferramentas como Google Analytics para monitorizar o desempenho do teu site, perceberes quais são as páginas que atraem mais tráfego e como base nos resultados, ajustares a tua estratégia conforme necessário para maximizar a eficácia do SEO.

Lembra-te que o trabalho de otimização de SEO nunca está terminado e não é um sprint, mas sim uma maratona.

Sugestões de canais de YouTube sobre SEO

Este Guia de SEO para empreendedoras não ficaria completo sem partilhar alguns canais de YouTube que te poderão ajudar nestas tarefas.

  • Neil Patel: Um dos maiores especialistas e referência em marketing digital e SEO. No seu canal, vais encontrar dicas práticas e válidas para qualquer tipo de negócio. Podes segui-lo também no Instagram.
  • Moz: Conhecido por suas ferramentas de SEO, o canal do Moz oferece tutoriais detalhados e análises das últimas tendências em SEO.
  • Brian Dean – Backlinko: Especializado em técnicas de SEO e criação de backlinks, Brian Dean oferece estratégias comprovadas para melhorar o ranking de sites.

Embora o SEO possa parecer inicialmente complexo, começar com alguns destes passos básicos pode ajudar na visibilidade online do teu negócio. Com persistência e aprendizagem contínua, podes aumentar significativamente o tráfego e atrair mais clientes.

Pronto para elevar o teu negócio a novos patamares? Podes entrar em contacto connosco para saber como podemos ajudar-te a impulsionar o teu sucesso online através de um website estratégico!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Neste artigo

Partilha este artigo
Outros artigos do teu interesse
As minhas recomendações