Procurar
Close this search box.

Manutenção de website: Dicas essenciais para o teu site estar em forma

Um website é muito mais do que apenas um cartão-de-visita digital; é uma ferramenta essencial que qualquer negócio necessita e isso implica cuidados regulares e manutenção. Se também tu és empreendedora e geres o teu próprio site, então compreender os aspectos básicos da manutenção deste podem fazer uma grande diferença no seu desempenho e segurança.

Prometo que explicar tudo com uma linguagem bem simples e pouco ou nada técnica. Vamos a isso?

Atualizações que deves fazer regularmente

WordPress e plugins

Deves manter o WordPress e plugins instalados no teu website atualizados. Isso não só melhora a funcionalidade do teu site como também o protege contra vulnerabilidades de segurança.

Backups

Efetua backups regularmente ao teu website, visto que em caso de falhas ou ataques (bate na madeira), ter um backup recente pode significar a diferença entre uma recuperação rápida do teu website o a perda de dados críticos ou até de todo o conteúdo… O pior pesadelo de qualquer empreendedora!

Monotorização do desempenho do teu site

Aqui deves ter em atenção duas coisas:

  1. Velocidade do site.
  2. Links partidos

Velocidade:

Sabes porque deves monitoriza a velocidade do seu site regularmente? Porque sites lentos podem afastar visitantes e prejudicar o seu ranking nos motores de busca. Já falei sobre este assunto neste outros artigos (neste e neste, por exemplo).

Caso queiras saber a velocidade do teu site, podes usar ferramentas como o Google PageSpeed Insights para avaliar e melhorar a velocidade do seu site.

Links partidos

Há todo um artigo de blog sobre este assunto aqui, mas resumidamente: estes links caso existam é para corrigir na hora!

Segurança do teu site

A segurança do teu site começa com um bom serviço de alojamento, mas existem outros dois fatores que precisas ter em consideração:

Certificado SSL

O teu site precisa ter um certificado SSL ativo, isto porque irá garantir que todos os dados transmitidos entre o seu site e os seus utilizadores sejam encriptados e seguros. Isto é ainda mais crucial caso tenhas uma loja online.

Podes adquirir o certificado juntamente com o teu domínio e alojamento.

Proteção contra Malware

Garante que usas soluções de segurança para proteger o teu site de malware e outros ataques. Considere também um serviço de monitorização de segurança que alerte sobre potenciais ameaças. Alguns plugins que podes usar são o Wordfence, SiteGround Security e outros.

Conclusão:

Manter o teu website é uma tarefa que não deves nunca descurar ou isso poderá sair-te muito caro. Com estas dicas que aqui partilho, qualquer empreendedora pode assegurar que o seu site esteja sempre no melhor estado possível, garantindo uma presença online forte e segura.

E a cereja no topo do bolo? Se fores nossa cliente, tens 1 ano Website Care Plan (o nosso serviço de manuntenção) incluído no teu projecto. Neste nosso serviço, tratamos de todas estas coisas, e mantemos-te atualizada se há algum ponto a que devas ter atenção.

Não deixes a manutenção do seu site para segundo plano. Se precisares de ajuda para manter o seu site em forma, entre em contacto connosco hoje e descubre como podemos ajudar-te!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Neste artigo

Partilha este artigo
Outros artigos do teu interesse
As minhas recomendações