7 Dicas Essenciais para a segurança do teu website

Olá empreendedoras! Hoje em dia, ter um website seguro é fundamental para proteger o teu negócio online contra ameaças cibernéticas. Pois com o constante aumento de ataques de hackers e malware, é mais importante do que nunca tomar medidas para garantir a segurança do teu website. E não, não acontece só aos outros! Mas não te preocupes, estou aqui para te ajudar! Neste artigo, vou partilhar sete dicas essenciais que te ajudarão a manter o teu website seguro e protegido. Vamos lá!

Dica 1 Mantém o teu software atualizado

Manter o teu WordPress, plugins e temas atualizados é crucial para evitar vulnerabilidades de segurança conhecidas. Para isso, certifica-te de que estás sempre a utilizar a versão mais recente do WordPress e de todos os teus plugins e temas. Podes ler mais sobre a importância deste assunto, neste artigo.

Dica 2 Utiliza passwords seguras

Opta por passwords fortes e únicas para todas as tuas contas online, incluindo a área de administração do teu website. Nada de utilizar o teu nome ou aniversário, ok? Considera o uso de um gestor de passwords para armazenar e gerir as tuas credenciais de forma segura. Em suma, lembra-te que quanto mais aleatórias forem, menor a probablidade de serem descobertas.

Dica 3 Instala um plugin de segurança

Existem vários plugins de segurança disponíveis para o WordPress que podem ajudar a proteger o teu website contra ameaças comuns, como ataques de força bruta e malware. Atualmente, alguns dos mais populares incluem Wordfence, Sucuri Security e iThemes Security. Caso tenhas o teu website alojado no SiteGround, podes optar pelo plugin Security Optimizer.

Dica 4 Faz cópias de segurança regulares

Repete comigo: um backup por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!

Não subestimes a importância dos backups. Certifica-te de que fazes backups do teu website e dos teus dados regularmente, e armazena-as num local seguro fora do servidor do teu website. Desse modo, garantes que se algo acontecer, tens ali uma “bóia de salvação”. Falei mais sobre este tema aqui.

Dica 5 mplementa HTTPS

Utilizar uma ligação HTTPS é essencial para proteger a privacidade dos teus utilizadores e garantir a integridade dos teus dados. Certifica-te destas duas coisas:

  1. que o teu website utiliza um certificado SSL válido e
  2. implementa HTTPS em todas as páginas.

Podes e deves forçar o uso de HTTPS através do teu plugin de segurança ou configurando essa opção no teu serviço de alojamento. Novamente, caso tenhas o teu website alojado no SiteGround, podes fazer essa configuração através do plugin Security Optimizer.

Dica 6 Limita o acesso de utilizadores

Controla quem tem acesso à área de administração do teu website e atribui apenas as permissões necessárias a cada utilizador. Isso reduzirá o risco de acessos não autorizados e potenciais violações de segurança. Igualmente importante: não partilhes os teus dados de acesso com NINGUÉM! Cada utilizador do teu website, por ti validado, deverá ter a sua password, ok?

Dica 7 Monitoriza o teu website regularmente

Fica de olho no teu website para detetar quaisquer atividades suspeitas ou comportamentos anormais. Para tal, podes utilizar ferramentas de monitorização e registo de atividades para identificar potenciais ameaças e agir rapidamente para resolvê-las. Contudo, se suspeitares que algo está errado não entre em pânico! Contacta o suporte técnico do teu serviço de alojamento; 9 em 10 casos eles conseguem ajudar a resolver qualquer problema. Porém, se implementes as 6 dicas acima mencionadas, a probabilidade de precisares da ajuda deles será mais reduzida.

Seguindo estas sete dicas simples, podes garantir a segurança do teu website e proteger o teu negócio online contra potenciais ameaças. Finalmente, lembra-te que a segurança deve ser uma prioridade em todas as fases do desenvolvimento do teu website. Não deixes a tua segurança ao acaso!

Por fim, espero que tenhas achado estas dicas úteis, e claro se tiveres alguma dúvida ou sugestão, não hesites em partilhar nos comentários abaixo.

Até ao próximo artigo!

Bárbara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Neste artigo

Partilha este artigo
Outros artigos do teu interesse
As minhas recomendações