5 razões para criares um website agora!

Já deves ter ouvido dizer que todos os negócios precisam de um website, certo?
Mas pensaste bem nos motivos? No “para quê” e no “porquê”?

É sobre isso que se trata este artigo. No porquê de quereres um site para o teu negócio assim ontem! E não, não é só porque os especialistas dizem.

Começa pelo porquê antes de pensares no website

Acredito que tenhas começado porque tens contas para pagar, mas, acima de tudo, porque queres ser reconhecida na tua área por ajudares as pessoas. Acertei?

Então, parte desse reconhecimento vem também da forma como comunicas a tua mensagem e a tua missão. Ou seja, tudo o que fazes pelo teu negócio e pela tua marca comunica alguma coisa.

E é com esta mensagem que deves preocupar-te em primeiro lugar, quando ponderas criar o teu site já que, se é para teres um site na internet, que tenha utilidade tanto para ti como para os teus visitantes e potenciais clientes.

Por isso, pensa: por que razão começaste a fazer o que fazes hoje em dia, como ajudas as pessoas e como podes usar as ferramentas que estão ao teu alcance para comunicar o melhor possível a tua mensagem?

Autoridade, credibilidade e confiança

Costumas comprar viagens em websites com aspeto estranho, que parecem desatualizados, que demoram 500 anos a abrir uma página ou a devolver-te informação quando carregas nalgum botão?

Espero que não, porque podes ter dissabores. Mas, lá está: se não arriscas noutras marcas que encontras por aí que não têm site ou que têm sites manhosos, achas que os teus seguidores ou visitantes vão querer alguma coisa contigo e com o teu negócio, se sentirem insegurança na tua marca?

Precisas de transmitir credibilidade e confiança. E claro que a autoridade também vem por acréscimo, mas é algo que ganharás com tempo e consistência.

Mas a credibilidade, essa podes começar a trabalhar desde já!

Portanto, escolhe uma plataforma de confiança para criares o teu site, como o WordPress, que é onde desenvolvo todos os sites do BarbaraDesigns, e que recomendo vivamente.

Autonomia do teu negócio – a chave é o website

Pois é, au-to-no-mia!

Não só é um grande erro dependeres apenas das tuas redes sociais (e já te explico porquê mais à frente) como também é um erro criares o teu website em plataformas que só te deixam ser mais ou menos dona daquilo que deveria ser 100% teu (como no caso de plataformas estilo WIX, o que já não acontece com WordPress, em que o site só a ti pertence).

No ano passado, tivemos algumas surpresas desagradáveis… Houve um enigmático apagão e ficámos sem redes sociais, sem WhatsApp, sem nada, exceto…

Exceto duas ferramentas essenciais: website e e-mail!

(Mais sobre este assunto no artigo Website VS Redes Sociais.)

E porquê? Porque o website e a tua base de dados de e-mails são mesmo teus, ao contrário das redes sociais.

Quem vende pelas redes ficou ali umas belas horas sem fazer negócio (consegues imaginar os milhares de euros em prejuízo?).

Quem tem websites, e-commerce e e-mail pôde continuar a vender e não teve os seus negócios parados.

Torna-te pesquisável na internet com o teu website

Se procurares pelas redes sociais do teu negócio no Google, encontrarás certamente. Mas então e os milhares de oportunidades que estás a perder por não teres um website que apareça nos motores de busca?

Sim, é que, quando tens dúvidas ou queres resposta a questões, é ao Google que vais pesquisar por respostas. E, dificilmente, procuras respostas em perfis de Instagram.

Estou certa ou estou certa?

Quando procuras informações no Google, 90% das vezes (talvez até mais) o que encontras são respostas em blogs e websites. E em blogs que estão dentro de websites.

Se fizeres um bom trabalho de SEO (Serach Engine Optimization), a médio-longo prazo poderás até chegar aos primeiros lugares da primeira página do Google – e é aí que tudo acontece!

Para onde vão os anúncios?

Já pensaste em criar uma conta de Google Ads para apostares em anúncios e veres o teu negócio crescer? E aparecer logo no topo das páginas dos motores de busca?

Excelente ideia, mas, sem website, esses anúncios vão encaminhar os visitantes para onde?

Precisas de uma presença digital bem mais enraizada do que um perfil no Instagram. Precisas de um website.

Fazer campanhas de anúncios no Google Ads que apontam para as tuas redes sociais é redundante e um desperdício enorme de dinheiro.

A ideia é recuperares o investimento nos anúncios através das vendas, então, não dificultes a vida aos utilizadores, fazendo-os andar às voltas até conseguirem comprar o que estás a vender.

Concluindo…

Ter uma presença digital forte é essencial. Mas não se limita às tuas redes sociais. Precisas de mais do que isso para comunicares que és uma marca de confiança e para poderes vender e analisar resultados.

Precisas de um website.

Já sabes que o BarbaraDesigns está aqui para te ajudar, portanto, não adies mais e preenche o Questionário de Web Design que preparei para os pequenos negócios que querem crescer e destacar-se na internet.

5 razões para criares um website agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fica a par das novidades

Newsletter

Que tal seres a primeira a receber as novidades sobre Web Design, websites WordPress e empreendedorismo digital?

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site.