Procurar
Close this search box.

4 passos para criar um site em WordPress


Estás a pensar em criar um site em WordPress para o teu negócio, mas não sabes por onde começar? Então, este post é para ti!

Que tal começar com o CMS (Content Management System – sistema de gestão de conteúdos) mais popular do mundo, o WordPress?

Com sua interface intuitiva e recursos avançados, o WordPress é uma escolha ideal para quem deseja criar um site profissional em pouco tempo, e o queridinho do BarbaraDesigns.

Neste artigo, irei dar-te algumas dicas essenciais para te ajudar a criar um site em WordPress. Vamos a isso?

Cria um website em WordPress com estes 4 passos:

Escolhe um domínio que reflita a tua marca

O primeiro passo para criar um site em WordPress é escolher um nome de domínio adequado. Se já tens uma marca estabelecida, é melhor usar o nome da marca como o nome de domínio. Caso contrário, escolhe um nome que reflita o objetivo do site ou negócio.

É importante escolher um domínio que seja fácil de lembrar, e evitar usar nomes genéricos que não sejam fáceis escrever. Se estiveres a criar um site local, é melhor usar um nome de domínio com a extensão .pt (por exemplo) para torná-lo mais relevante para o teu público alvo.

Escolher um alojamento confiável

O próximo passo é escolher um serviço de alojamento confiável para o teu site. Há muitas opções disponíveis, mas como já referi anteriormente, recomendo o SiteGround* como a melhor opção como já mencionei neste post.

Qual o melhor alojamento para o teu site?

O SiteGround é conhecido com um uptime confiável e recursos avançados para gerenciar o seu site.
Além disso, o SiteGround também oferece um serviço de suporte excepcional, para que possas obter ajuda sempre que precisares; afinal de contas os problemas não aparecem apenas das 9 às 5, verdade?

Algo muito importante de referir, é o facto do SiteGround oferecer uma instalação fácil do WordPress e um painel de administração fácil simples de usar.

Escolha um tema profissional ou projeto de web design

Ao criar um site em WordPress, é importante escolher um tema profissional ou um projeto de web design para garantir que o site tem uma aparência profissional e transmite a mensagem certa.
Há muitos temas gratuitos e pagos disponíveis no mercado, mas é melhor escolher um tema que seja responsivo e otimizado para SEO.

Usar um template afeta o desempenho do teu website?
Usar um template afeta o desempenho do teu website?

No entanto, com um projeto de web design, podes ter um site exclusivo e personalizado que reflita a tua marca e a mensagem que queres transmitir. Além disso, a nível mais técnico, já vimos anteriormente neste artigo que um projecto de web design aliado a um bom alojamento, traduz-se num website mais rápido e com uma melhor experiência para o visitante.

Outros pontos importantes

Além dos pontos mencionados acima, é importante manter o site atualizado e seguro. Deverás atualizar o WordPress, os plugins e o tema regularmente para evitar vulnerabilidades de segurança. Esses são alguns dos pontos que o Website Care Plan faz por ti.

Além disso, deverás criar backups do site regularmente para evitar perda de dados. Por último, otimizar o site para SEO para garantir que ele é facilmente encontrado pelos motores de pesquisa.

Conclusão

Criar um site em WordPress pode parecer intimidante no início, mas com as dicas acima e as s ferramentas certas, tu podes criar um site profissional em pouco tempo.

Lembra-te de escolher um domínio adequado, um serviço de alojamento confiável e um tema profissional ou projeto de web design, e claro s plugins certos.

Mantém o site atualizado e seguro e otimize-a para SEO.

No entanto, se estás à procura de um serviço de web design personalizado, entra em contato comigo para saberes mais sobre como te posso ajudar a criar o site perfeito para a tua marca.

Espero que este artigo tenha sido útil, mas caso tenhas alguma dúvida em relação a estes assuntos, deixa nos comentários e responder-te-ei o mais breve possível.

Nota: este post contém links afiliados assinalados com um *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Neste artigo

Partilha este artigo
Outros artigos do teu interesse
As minhas recomendações